sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ser Feliz…. Depende apenas de nós.

612872

Todos nós sabemos que ser feliz é um dos mais antigos direitos da humanidade. E também sabemos que não há ninguém que não mereça auferi-lo. Há, no entanto, quem pense nunca poder alcançar esse dom.

E isso resulta de uma certa insatisfação e de um conceito errado de o que é a felicidade. O homem foi criado para ser feliz e seria insensato imaginar um Deus cujo prazer consistisse em submetê-lo a contínuas desgraças.

Essa ideia seria demasiado humana para ser divina e, quando assim pensamos, estamos a fazer um Criador à imagem da nossa imbecilidade e à semelhança da nossa estupidez. Porém, a causa, é bem diferente.

Neste mundo estereotipado em que vivemos, a felicidade deixou de ser um ideal do indivíduo para ser uma aspiração das multidões. Todos querem ser felizes da mesma maneira. Convencionou-se que não há felicidade sem automóvel, sem uma casa repleta de electrodomésticos, de electrónica, de móveis de estilo, de livros caros (mas que nunca se lêem), de imitações de objectos e de quadros antigos (dos quais não se sabe falar), sem roupas e calçado de marcas badaladas... Enfim e para resumir, sem todos esses sinais exteriores de riqueza que por aí se vêem.

Quanto a boas maneiras, civilidade, educação ou cultura, tudo isso é secundário. O que é preciso é ter dinheiro. E como nem todos o podem ter para se fazerem passar por aquilo que não são, daí a "infelicidade" de muitos. Uma infelicidade que gera invejas, revoltas e que, infelizmente, está a transformar a sociedade num viveiro de insatisfeitos, de egoístas e de falsários.

Há na terra milhões de pessoas a sonhar a mesma coisa e a desejar os mesmos bens. E é assim que os espíritos simples se asfixiam numa atmosfera de estupidez. E são cada vez mais os que não conseguem viver fora desse esquema.

Cada vez se deseja possuir mais. Cresce dia a dia a inveja pelo vizinho. A ânsia de "também querer ser" aumenta no sentido inverso do "querer fazer". Atropelam-se os princípios mais sagrados para chegar mais depressa a um lugar que se cobiça, mas que não se merece. O que mais interessa é "parecer".

É uma luta feroz e constante entre aquilo que se tenta aparentar e a verdadeira realidade daquilo que se é.

Parece que fica assim, mais ou menos, traçado, ainda que com pálidas pinceladas, o retrato daquele que quer ostentar coisas superiores aos seus recursos e à sua mentalidade. E é esse, de facto, o protótipo do verdadeiro infeliz.

E é tão fácil ser feliz! Contentarmo-nos com o que temos e orgulharmo-nos de sermos, apenas, como somos, é já o começo da felicidade.

20 comentários:

Anónimo disse...

E é tão fácil ser feliz! Contentarmo-nos com o que temos e orgulharmo-nos de sermos, apenas, como somos, é já o começo da felicidade. --->Para mim é a frase mais importante.Temos k kerer akilo k temos,o resto deseja-se e...sn s conseguir...continuamos a ter o k temos!

WOLF disse...

Tirando a parte do Criador,estou completamente de acordo,e defines tudo no teu ultimo paragrafo,pena é que com esta nossa ansiedade para sermos diferentes,esqueçamos o que verdadeiramente interessa,aceitarmo-nos como somos na realidade e não o contrario que é utilizarmos tudo para nos "escondermo-nos" atras de coisas e objectos que pouco ou nhenhum valor têm.

um abraço amigo

Maga disse...

Estou de acordo com tudo o que aqui está escrito....até poderia ter sido eu a escrever este texto....!!!!

Adorei....quem me dera que muitos de nós tirassem um tempo para parar e meditar um pouco sobre a essencia destas palavras....

é muito fácil ser feliz...basta saber se-lo.

****

sweetie disse...

Não concordo muito com a última frase.. Acho que nunca nos devemos contentar com o que quer que seja, porque temos sempre capacidade de ter mais (e melhor).. Acho sim que não devemos viver obcecados com isso.. Vai-se andando, vai-se vendo, vai-se vencendo.. =) Mas não lhe tiro o mérito.. 'Tá um texto sim senhor! Gostei muito! =) *

Fênix disse...

Ci


Obrigado pela visita....

Sim, a felicidade infelizmente para muitos ainda é algú que apenas existe em sonhos, sou a favor de que deveremos ser felizes com o que temos no presente, sempre querendo mais é claro...


Beijo



Fênix

Fênix disse...

Gandalf


Ora seja bem vindo meu amigo!!


Sim, acho que devemos dar valor a tudo o que temos...


Abraço meu Amigo




Fênix

Fênix disse...

Moi


Tudo resumido....

É muito fácil ser feliz...basta saber se-lo!!!!



Beijo



Fênix

Fênix disse...

Sweetie


Sim eu percebo o que queres dizer, concordo, nunca devemos estar satisfeitos, deveremos ser ambiciosos até nesse ponto :)


Obrigado pela visita!



Beijo



Fênix

Flowerbomb disse...

Mas, por vezes, em determinadas situações, bem que podia haver um comprimido para a felicidade!

Gostei do teu blog

_+*Ælitis*+_ disse...

Mas acho que o que deve doer mais a algumas pessoas é lutar, pensando que a felicidade é completamente material. E quando a atingem, vêm que no fundo, não é realmente isso.

Beijo meu ♥,

A Elite

PS: não ouvia a musica dos Polo Norte há... TANTOS ANOS!!!

Fênix disse...

florwerbomb


Sim estou de acordo, mas não existe não é!? E o que fazemos nesse caso, vamos á luta!


Beijo e Volta!!


FÊnix

Fênix disse...

Elite



Sim isso é verdade, mas talvez porque essas ideias muitas vezes já nos são incutidas desde muito cedo e muitas vezes não páram para pensar se realmente estão certos.

De qualquer modo precisamos combater isso :)


Obrigado pela visita e espero que voltes!



Beijão




Fênix

Anónimo disse...

Ser Feliz…. Depende apenas de nós.

Achas?

por acaso.... acho que certos detalhes da nossa felicidade... nao dependem só de nós... nada mesmo...

Fênix disse...

Susa



Sinceramente!? Sim acho mesmo,sei que por vezes quanto mais tentamos ter essa felicidade mais ela se nos escapa, mas acredito que tudo tem um sentido que a nós nos passa ao lado, não entende-mos por muito que o queiramos.
De qualquer modo eu sou muito optimista e acredito que tudo depende de nós, nós podemos ser felizes quando realmente o queremos, mas como tudo na vida até isso é uma incerteza...



Obrigado pela visita!!




Fênix

Luna disse...

Olá Fênix!

Passei só pra deixar uma bjoka grande! Espero que esteja tudo bem contigo!

Beijinhos grandes **

Fênix disse...

Luna



Sua desaparecida....

Obrigado e espero que contigo tambem esteja tudo bem!

Um Beijo enorme




Fênix

I.D.Pena disse...

Lindo Texto com lindas palavras, gostei muito continua a destribuir o teu brilho por muuuuuuuuuuuuiiiiiiiitooooo tempo, no blogue ou em qualquer lado.Hehehehe :P
Beijinhos Ghandis

Fênix disse...

i.d.pena



Obrigado :) Uma querida ....



Beijinho



Fênix

Salto-Alto disse...

Concordo. às vezes parece tão fácil ser feliz que nem compreendemos muito bem porque não nos sentimos felizes. Parece que somos o obstáculo à nossa própria felicidade...

Fênix disse...

salto-alto


Mas o problema penso, é que já são ideias que são nos são transmitidas, cultivadas e até incentivadas por tudo o que nos rodeia e muitas vezes não questionamos se isso esta certo, pois no mundo em que vivemos, todo o conceito de felicidade em relação á 15 anos atraz, penso que esta alterado, o tempo muda tudo e todos.



Beijinho



Fênix